Continuamos descendo até a guarita do Rio do Boi no Parque Nacional de Aparados da Serra, onde nos identificamos e iniciamos a caminhada no interior do Cânion, com uma média de 15 travessias no rio em nossa ida e 15 em nossa volta, com total de 8 km de percurso, sendo 4 km de ida e 4 km de volta, com uma média de 8 horas de duração de nível médio e difícil.
Em nossa caminhada passamos por uma incrível e intocada Mata Atlântica do interior do Cânion, em todo o tempo caminhamos pela mata ciliar do Rio do Boi, e pelas encostas do Cânion, avistando os paredões gigantesco com mais de 700 mt de altura, e passando por muitas pedras na margem do rio, até chegar no local denominado Portal, um local intocado e de rara beleza.
Aqui podemos avistar uma curva formada pelas fendas da borda superior da Trilha do Cotovelo, no Cânion do Itaimbezinho onde paramos para contemplar o visual e para um delicioso lanche de trilha.
Após o término da trilha, retorno à cidade de Cambará do Sul em aproximadamente mais 1 hora 30 minutos com direito a parada em quiosques na beira da estrada com um delicioso café campeiro, com sucos, caldo de cana e um incrível pastel feito na hora.