Aparados da Serra Adventure

Cânion do Josafaz

Com seus 16 quilômetros de distância, o cânion Josafaz é um dos maiores do sul do Brasil em extensão, delimitando parte da divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seu vértice marca o ponto mais extremo da divisa geográfica entre os dois estados, além de formar uma bela cachoeira.

Em dias favoráveis, é possível avistar o mar do alto do Cânion

Saímos de Cambará do Sul com destino na região da Serra do Rio do Pinto, no Parque Estadual da Aratinga e Parque Estadual Serra Geral, onde vamos descer parte da Rota do Sol, com 68 km de distância de Cambará do Sul, sendo 47 km de asfalto e os 21 km restantes em estradas antigas da região, não pavimentada em condições precárias de conservação, com duração de 1 hora e 30 minutos.

Chegamos na antiga comunidade do Josafaz onde iniciamos nossa caminhada nos campos de altitude, passando por turfeiras e encharcos, mata de araucária, mata atlântica, morros e arroios, com 8 horas de duração em 21 km de percurso no total de ida e volta, de nível médio e difícil.

Vamos passando e conhecendo lugares históricos, como pelo Vale do Campo dos Pretos, antigo refúgio quilombola da região, e seguimos por trilhas antigas até chegarmos na borda do Cânion do Morro Azul, em dias claros, é possível avistar o mar e a mais bela praia gaúcha, a cidade de Torres com suas falésias e dunas e a Praia da Guarita, também a Lagoa de Itapeva entre outras, assim como alguns locais e cidades do litoral de Rio grande do Sul, vimos também as falésias e fendas do Morro do Capitão e a descida da Serra do Morro Azul.

Dali partimos, atravessando o Vale do Campo dos Pretos, avistando a nascente do Rio Mampitupa, que aqui em cima ainda tem o nome de Arroio Josafaz e a divisa de estados RS e SC, continuamos a nossa caminhada em direção o Cânion do Josafaz, o maior cânion dentre os 68 cânions da região dos Aparados da Serra, ao chegarmos fazemos a sua visitação e parada para um super lanche de trilha, fazemos um descanso merecido para iniciarmos a volta com 9 km de percurso.

Após o término da trilha, onde o carro nos aguarda na antiga comunidade do Josafaz, subimos a serra retornando à cidade de Cambará do Sul em aproximadamente mais 1 hora 30 minutos com direito a parada em quiosques na beira da estrada da Rota do Sol, com um delicioso café, com sucos, queijo e salame colonial.

× .