Galera, nossa Expedição pela beira dos Peraus dos Aparados da Serra será demais!
Também aproveito para contar um pouco mais para vocês sobre estas encostas que foram chamadas pelos tropeiros de Aparados da Serra, que aqui passavam desbravando esta região e o Sul do país.
Para os antigos moradores da região, os paredões gigantescos foram chamados e conhecidos como Peraus, estas encostas tão verticais da Serra Geral do Sul do Brasil, que parecem ter sido cortadas a faca, “aparados” a facão, e foi assim que os Tropeiros observavam as grandes Gargantas, os grandes Cânions.
Com passagem por mais de 20 cânions, picos, serras e morros, e dois Parques Nacionais, totalizando mais de 100 km de percurso.
Esta travessia na região da Serra Geral é de uma importante formação rochosa do Sul do País, localiza-se ao leste na Serra Gaúcha e Catarinense e traz consigo um intrigante registro geológico dos Aparados da Serra. De um imenso platô, subitamente interrompido por abismos verticais, nesta elevada cadeia com mais de 60 cânions e montanhas, boa parte deles de frente para a região litorânea e leste, formou-se assim: há cerca de 200 milhões de anos, onde tivemos sucessivos derrames basálticos, e que deram origem ao Planalto Meridional do Brasil; estes derrames basálticos tiveram uma extensão de mais de um milhão de quilômetros quadrados, sendo o maior derrame de lava da Terra!
CAFÉ DA MANHÃ E CHECK-OUT DA HOSPEDAGEM
EXPERIÊNCIA HISTÓRICO – CULTURAL EM SÃO JOSÉ DOS AUSENTES – VISITAÇÃO AOS ATRATIVOS E AS CACHOEIRAS
Cachoeira do Juvenal: A Cachoeira do Juvenal, com 35m de altura, localizada próximo ao Sítio Vale das Trutas e desaguando no Rio das Antas, cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres” avistando paisagens magníficas dos Campos de Cima da Serra.
Centro de São José dos Ausentes: Visitaremos o centro de uma das cidades mais frias do Brasil e seu famoso Termômetro!
Distrito de Silveira – Museu Waldemar dos Santos Boeira: Uma surpreendente amostra da história do Rio Grande do Sul.
Desnível dos Rios: (Divisa e Silveira), uma curiosa formação onde os rios passam lado a lado, em meio a matas de araucária e campos de altitude; visita ao Cachoeirão dos Rodrigues, com quedas com mais de 35m de altura, onde se percorre uma trilha, totalizando 2km em 1h30min, em meio à mata de araucária e campos de altitude. E para fechar o dia revitalizado pelas águas puras das nascentes da Serra Gaúcha: visitação na Cascata do Perau Branco!
Almoço no Restaurante Potreirinhos: Culinária regional, com uma mescla das tradições Gaúcha, Italiana, Alemã, além dos pratos com Truta.
Queijaria Rincão Comprido: Na Fazenda Rincão Comprido, tradicional estabelecimento familiar, seremos recebidos pela Sra. Edinaira, que nos contará sobre a história e produção do queijo serrano produzido pela sua família há mais de 200 anos! E claro, teremos degustação dessa delícia!
Cachoeira do Peral Branco: (off road com pequenas caminhadas) para finalizar nosso final de tarde com aquele banho de natureza, cidade Ausentina, de tantas belezas e conexões
CHECK-IN HOSPEDAGEM NA POUSADA APARADOS DA SERRA
http://www.pousadaaparadosdaserra.com.br/
Em um super ambiente, somos acolhidos pela família que são moradores da região do Cânion do Monte Negro a gerações.
JANTAR NO RESTAURANTE DA POUSADA APARADOS DA SERRA
Jantar Serrano, para degustar um Churrasco em um restaurante familiar com um estilo único de servir típico dos gaúchos, com sua história e tradição.
Com um buffet de guarnições que deixa os vegetarianos e veganos muito satisfeitos e agradecidos, pois a fazenda conta com uma horta orgânica de “tirar o chapéu”.
CAFÉ DA MANHÃ
De manhã com direito a vivenciar a lida campeira da fazenda e o famoso café Camargo, onde o peão de estância tira o leite da vaca direto em nossa caneca com café forte, servido na hora.
CÂNION DAS TIGRAS, CÂNION DA CRUZINHA e CÂNION E PICO DO MONTE NEGRO – 18 KM – 8 HORAS
Partimos novamente “cortando” matas de araucárias ou Floresta de Araucária, e seguimos a caminhada pelo Planalto, agora sempre coberto por campos limpos, e por toda a parte numerosas nascentes de rios cristalinos, seguimos para conhecer e comtemplar os Cânions das Tigras para sentir a energia deste local inóspito e intocado dos Aparados da Serra. Continuamos percorrendo por campos e vales até chegarmos na divisa de estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, local marcado por uma Taipa ou muro de Pedra, ao qual ficamos imaginando a quanto antiga devia ser este “passo”. Ponto de encontro de tropeiros e índios, índios estes que foram os primeiros habitantes e verdadeiros nativos da serra.
Após ser registrado este ponto importante, chegamos no Cânion da Cruzinha, onde fizemos uma parada para almoço em meio ao “nevoeiro”??. Microclima típico desta nossa região que deixa nosso trekking cheio de sensações e surpresas.
Começamos nosso caminho novamente, contornando a borda dos peraus até chegarmos no Cânion e Pico do Monte Negro, a 1.403 metros do nível do mar, é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, e considerado um dos lugares mais frios do país. É tanta beleza e tanta vida, que ficamos impressionados com este lugar espetacular.
Paramos observando os cânions e os seus paredões gigantes, onde observa-se riscos horizontais nas rochas, que sinaliza geologicamente que a lava foi subindo e resfriando, por diversas vezes, e que vieram originar o Planalto Sul brasileiro, formado a partir de sucessivos derrames basálticos na região, com intensas atividades vulcânicas ocorridas há milhões de anos.
A vegetação rupestre que vemos no interior dos Cânions também se destaca e se adensa da borda superior, nas suas encostas, até o fundo do cânion, onde sutilmente se dá lugar a Mata Atlântica.
Seguimos pelo caminho que faltava para chegarmos à morada do Sr. Mario Velho, na “Pousada Aparados da Serra”, seguimos para mais uma noite com muito conforto, após esse lindo passo percorrido durante este dia tão especial.
RESGATE DE CARRO NO FINAL DA TRILHA PARA A POUSADA APARADOS DA SERRA
PERNOITE E JANTAR NO RESTAURANTE DA POUSADA APARADOS DA SERRA
CAFÉ DA MANHÃ E CHECK-OUT – APARADOS DA SERRA
COSTAS SUL DO PICO DO MONTE NEGRO, CÂNION DA COXILHA e CÂNION DA BOA VISTA – 16 KM – 8 HORAS
Demos início à caminhada em continuação ao trekking, ao majestoso Canion Monte Negro pelas costas sul até chegarmos no Cânion da Coxilha. E, mais um pouco de campo e Serra, chegamos numa vista privilegiada para o Morro da Catedral, mais uma intrigante formação rochosa.
REFEIÇÃO – LANCHE DE TRILHA
Seguimos a caminhada contornando a borda do Cânion da Boa Vista, que é de impressionar! Caminhando pelo alto dos morros podemos ver as turfeiras gigantes, outra espécie de flora característica da região e muito encontrada nos locais de preservação; a turfeira, encharco ou banhado.
CHECK-IN HOSPEDAGEM ABRIGO DE MONTANHA ECOLÓGICA DOS CÂNIONS
https://pousadaecologicadoscanyons.com.br/
JANTAR TÍPICO CAMPEIRO, NO ABRIGO DE MONTANHA ECOLÓGICA DOS CÂNIONS
CAFÉ DA MANHÃ E CHECK-OUT DA HOSPEDAGEM ECOLÓGICA DOS CÂNIONS
CÂNIONS DO AMOLA FACA / ENCERRA E REALENGO – 16 KM – 8 HORAS APROXIMADAMENTE
Neste dia a trilha se inicia com surpreendente vista do Cânion Boa vista, seguimos caminhando, até avistarmos ao leste, o Cânion do Realengo, e acessarmos as costas Sul do Cânion da Boa Vista. Com uma ótima visibilidade, observa-se diversas cidades próximas da costa dos cânions, o Oceano Atlântico e toda a faixa do litoral com suas cidades costeiras, com suas lagoas incríveis, como a de Sombrio e de Itapeva, entre outras. Seguimos até chegarmos na ponta Norte do Cânion do Amola faca/Encerra, onde as ondulações suaves dão lugar a paredões verticais de rochas basálticas, com uma altitude média de 1.300 mts.
REFEIÇÃO – LANCHE DE TRILHA
Almoçamos no caminho, em uma sombra com água fresca, sempre pontos fortes desta expedição. Avistamos o local chamado Pontão do Tabuleiro, e seguimos costeando os dois vértices do Cânion Amola Faca, onde avistamos o Morro da Encerra, invernada importante nos tempos antigos das Tropeadas. No caminho o relevo é acentuado com montanhas e vales, intercalando coxilhas (morros) suaves e profundas, que recortam a borda desse imenso planalto.
Nosso próximo destino é o Cânion do Amola Faca ou como chamam: Encerra.
Chegamos em um antigo cruzo de estradas de fazenda da região, onde montamos nosso acampamento, com uma estrutura de primeira.
JANTAR
O jantar e servido um prato de Yakisoba Serrano, ou Sōsu Yakissoba, que é um prato de origem japonesa, muito conhecido internacionalmente, composto por legumes e verduras, mas este nosso, com um toque especial: A lá campos de altitude! Com sobremesa mais que diferente, um Crepe-Susete flambado a conhaque e recheado com uma geleia de laranja da região.
PERNOITE EM ACAMPAMENTO
Com uma estrutura para ser ter um conforto, muito maior do que os acampamentos convencionais, barracas para 4 pessoas ficam somente 2, mesa, cadeiras e um vinho a volta da fogueira.
CAFÉ DA MANHÃ ESPECIAL NO ACAMPAMENTO
CÂNION DA ROCINHA E CÂNION SERRA VELHA
E, para fechar a expedição, último dia, parada certa para banho, ao chegarmos no Arroio Rocinha, com água corrente e pequenas cachoeiras. Seguimos passando pelos campos de altitude dos Aparados da Serra, até chegarmos no Cânion da Rocinha, onde contornamos toda sua borda. Estávamos sempre acompanhados pela Matinha Nebular.
Seguimos no caminho das ruinas de Taipas, antigas sinalizações que dá início a descida de Tropeiros da Serra Velha: estrada que ligava a serra do Rio Grande do Sul à cidade de Timbé do Sul – SC, onde se tinha um movimento grande de tropeiros. Foi assim que estes viajantes foram colonizando toda a serra e região, o que chamamos hoje de identidade cultural do Povo Serrano do Sul do Brasil.
PARADA PARA REFEIÇÃO – LANCHE DE TRILHA
Durante a continuação do percurso, no horizonte a leste, uma vista dos Morros dos Três Irmãos.
Neste primeiro dia de trekking, a caminhada faz a borda superior do Cânion da Serra Velha. Lugar Incrível! Realmente um cânion gigante! Agora chegando ao “ponto e vírgula” da nossa expedição, na descida da Serra da Rocinha.
Concluímos nosso objetivo!! Missão cumprida!!
Agora com um sentimento de respeito a toda esta grandeza, e por esta terra tão antiga.
O Sentimento aqui neste momento não conseguimos descrever, só sentir… venha com a gente!
18:00 HS – CHEGADA NA CIDADE DE CAMBARÁ DO SUL
CHECK-IN HOSPEDAGEM EM CAMBARÁ DO SUL
JANTAR LIVRE EM CAMBARA DO SUL – NÃO INCLUSO
09:00 HS – CAFÉ DA MANHÃ
10:00 HS – VISITA AO CENTRINHO DE CAMBARÁ DO SUL
12:00 HS – CHECK-OUT NA HOSPEDAGEM
12:30 HS – TRASLADO PARA A CIDADE DE PORTO ALEGRE – 200 KM – 3 HORAS
16:30 HS – CHEGADA NO AEROPORTO EM PORTO ALEGRE – EMBARQUE
Ingressos nos Parques e Fazendas Visitadas mencionadas.
(TARIFÁRIO NET – GRUPO ABERTO)
– Passeio a Cavalo de 1h30min
– Passeio de Quadriciclo Cachoeira dos Boffs de 1h30min
– Passeio de UTV Cachoeira dos Boffs de 1h30min
– Passeio de UTV Cachoeira do Nassucar de 2h30min
– Aluguel de Bicicleta – Cachoeira do Tio França –
– Visitação a Cachoeira do Tio França –
– Passeio de Bote (floating) contemplação Rio Camisas e Lageado das Margaridas
– Entardecer na Querência com Jantar típico Tropeiro de 4 HORAS aprox.
– NASCER DO SOL: Passeio de Balão –
– Tour Astronômico –
– Tour Rural de até 2 dias – Cambará do Sul – Valores sob consulta
1º dia: Lida Campeira no CTG Baio Ruano (Camargo, Tosquia, Tiro de Laço, história sobre o Centro de Tradição Gaúcha); Trilha Gourmet no Sítio Morada do Mato (Trilha Cachoeira da Vó Laci com Café Especial no Mato; Almoço no Sítio 7 camélias (Contação de Histórias locais e vivência da Mulher do Campo e sua lida diária, e, o típico almoço Campeiro, com frutos e elementos de cada estação da sua Horta orgânica e suas especiarias derivadas do Leite); Passeio do Mel (Visita guiada por apicultor, onde conheceremos os variados processos da produção do mel e as delicadas abelhas, teremos um delicioso picnic e completaremos a experiência na loja do apiário Cambará, onde a tradição familiar e a inovação da nova geração resultou em produtos inovadores a base de Mel); Entardecer na Fazenda (Visita a fazenda, Pôr do Sol privilegiado, fogo de Chão, Chimarrão, Poesia, Tropeirismo e Jantar Típico Tropeiro).
2º Dia: Full Day – Costão Cambará: Trilhas a pé, trilhas a cavalo, Cachoeira, Cânion, Lida com os animais, Restaurante com buffet para café da manhã, Almoço, Café da Tarde e Jantar, Famoso Churrasco no Vala e uma Bailanta típica da Gauchada só aguardando aquela turma de amigos pra se divertir.
Tour de Experiências Gastronômicas – Consulte-nos!!
– Churrasco Campeiro do Parador Cambará do Sul – Chef Rodrigo Bellora – Quartas e Sábados
– Queijaria Campo Nativo: Experiência Harmonizada com Queijos Artesanais Serranos e Charcutaria de Porco Moura, pães, geleias, mel de Cambará e outros produtos locais; e claro, acompanhado com um vinho ou espumante da Serra Gaúcha e uma vista encantadora do nosso Bioma –
– Menu Degustação Vitrine da Truta – Cambará do Sul – Chef Marcos Barbier Especializado em Trutas frescas dos rios de Campos de altitude. (na estação do Outono temos a Caça aos Cogumelos, com participação integral, desde a identificação, manejo correto, preparos culinários e degustação) Seu diferencial não está só na comida, a arte de viver também se harmoniza com violino, Harpa, piano. Essa família é de tirar chapéu.
– Sabores da Querência – Especializados em Sorvetes, Sorbet, Geléias e antepastos Artesanais com produtos da região e um cardápio variado para acompanhar com essas delícias num ambiente aconchegante, cheio de charme e muito bom gosto.
– Restaurante Costaneira – Típica comida Serrana, feita em panelas de Ferro, aquecidas na brasa, comida simples e farta do povo da Lida do Campo… e o que não falta é uma música Gaúcha com tio Gripa e sua gaita aos domingos e feriados, as bebidas “curtidas” pra abrir o apetite, e o Gauchão pra te bem atender! Uma verdadeira imersão no dia-a-dia do Cambaraense hospitaleiro!
-Degustação de Cerveja Artesanal no Vento da Costa BrewPub – Experiência Cervejeira e Gastronômica.
– Entre outras Experiências, que cada empreendimento que hoje sobrevive, deixa seu legado, seu amor, e sua hospitalidade enraizada por estes Campos de Cima da Serra, aparados a Facão, como diziam os Tropeiros que por aqui passaram e se encantaram por sua beleza única e inspiradora.
OPCIONAL TRANSFER IN E TRANSFER OUT:
Visitação Gramado / Canela:
Visitação Torres – Pertencente ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul:
Opção 1 – R$58,00 – 2 sanduíches – 2 sucos – 2 Barrinhas de cereal – 2 frutas |
Opção 2 – R$37,00 – 1 sanduíche – 1 suco – 1 Barrinha de cereal – 1 fruta |